É um ingrediente, encontrado em frutas e leguminosas, já amplamente utilizado para a substituição do açúcar nos produtos alimentícios, sendo também reconhecido pela ANVISA como fibra alimentar, alegando que:
“As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
Essa fibra alimentar passa pelo trato digestivo e só é parcialmente absorvida no colo, ou seja chega mais rápido que as fibras das frutas e cereais e faz seu intestino funcionar melhor.
E como uma boa bióloga procurei em lugares de grande credibilidade para passar algumas informações importantes:
"Estudos demonstram, que a polidextrose reduz a vontade de comer durante o período de saciedade. Isto pode explicar, pelo menos em parte, os efeitos observados da polidextrose na redução dos níveis de consumo de energia durante as refeições subsequentes".
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26784221
"No geral, complementar a dieta diária com polidextrose pode ser uma abordagem promissora para a gestão e tratamento da obesidade e distúrbios metabólicos associados".
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26049637
"Este estudo mostra que a polidextrose pode diminuir os sentimentos de fome e pode oferecer uma maneira adicional de regular a saciedade inter-refeição e melhorando o metabolismo pós-refeição".
http://nutritionj.biomedcentral.com/articles/10.1186/1475-2891-14-2
"Polidextrose é um polissacárido que é parcialmente fermentado no cólon (parte do intestino). Evidências sugerem que a polidextrose aumenta a saciedade quando consumidos ao longo de várias semanas. Então consumir polidextrose em um lanche da manhã aumenta sua saciedade e reduz o consumo de energia posteriormente, no almoço".
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195666312002504